Palestra “O autodesenvolvimento focado nas competências comportamentais”

2 de setembro de 2014
1 Comentário


– Quem é você?

Maria respondeu de pronto enquanto as outras 160, 170 pessoas da sala, pensavam, principalmente, nos papéis que exercem na sociedade. Mãe, pai, professora, mecânico e por ai vai. Mas, quem é você? Quem é você, de fato?

Foi com essa pergunta que Paula Rocha começou a incomodar sua platéia que compareceu na abertura da “Primeira Semana Integrada de Cursos EaD” na Faculdade Anhanguera de Bauru na noite de segunda-feira (25/08).

Por meio de perguntas, a consultora levou aqueles que a acompanharam, a pensar de maneira ampliada, por pelo menos uma hora, buscando plantar uma pequena sementinha. A semente do autodesenvolvimento.

Como só falar muitas vezes não basta, Paula trouxe dados da Exame e uma reportagem do Jornal Hoje para comprovar que,  atualmente, o mau comportamento é a maior causa das demissões nas empresas. Mas, então, se o comportamento interfere tanto, porque as pessoas não investem em seu próprio desenvolvimento? E há ainda aqueles que, além de não investir,  reclamam de uma não promoção no trabalho, por exemplo. No entanto, o que você está fazendo para ser promovido? Paula os questionava a todo o momento.

Paula resolveu então falar de CHA. O Conhecimento, a Habilidade e a Atitude são fundamentais para o autodesenvolvimento e interferem totalmente naquilo que conhecemos como os nossos valores e crenças. Não vem com essa de “eu nasci assim, eu cresci assim”, a tal Síndrome de Gabriela, porque absolutamente tudo que você faz na sua vida, é única e simplesmente uma escolha sua. E essas escolhas são analisadas a todo o momento. É a partir daí que você passa a ser referência, seja para algo bom, ou para algo ruim.

E então, veio mais uma pergunta: “O que você pode fazer hoje, melhor do que você fez ontem?” Ninguém se arriscava a palpitar, mas as mãos anotavam rapidamente os quatro passos para a “Mudança e Aprendizado”, sendo o primeiro deles, o conhecimento, seguido pela atitude, pelo comportamento individual e, por último, o comportamento do grupo ou organização.

Após muito perguntar, Paula indicou, aqueles comportamentos que são hoje, os diferenciais do ser humano. Dentre eles, o comprometimento, a comunicação, o relacionamento e a ética. Ela ressaltou que no ato de “comum ação”, significado real da comunicação, o emissor deve sempre preocupar-se com a mensagem transmitida e que nos relacionamentos devemos sempre buscar aceitar o diferente e se pudermos ir além, aprender com esse diferente, afinal a humildade pedagógica indica a capacidade de você saber que não sabe de tudo.

A ausência de perguntas durou pouco e quase que encerrando, ela pediu a cada um que anotasse num caderninho de segredos, quais são suas qualidades e quais são seus defeitos. Com um trecho do filme “Poder além da vida”, Paula exemplificou que temos que ter foco para nos desenvolvermos e com a “Serra do Luar” de Leila Pinheiro, ficou muito claro que “Viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro, a toda hora, todo momento” e que “Tudo é uma questão de manter, a mente quieta, a espinha ereta, e o coração tranqüilo”.

Em seu último ato da noite, Paula entregou um envelope aos que estavam presentes e pediu que eles aguardassem o seu comando para abrir. A curiosidade, que já habitava a sala desde o começo, se aflorou e a grande surpresa entrou em cena. Por mais que todos os envelopes fossem iguais, cada um que o abriu viu algo diferente, pois ele carregava um pequeno espelho, que refletiu um único rosto; seu próprio rosto.

Em meio aos aplausos, Paula recebeu uma placa de agradecimento da coordenadora Márcia Cafeo e, posteriormente, tirou algumas dúvidas de alunos. A sala esvaziou-se, mas a semente estava plantada e a missão cumprida.

[topo]
One Response to Palestra “O autodesenvolvimento focado nas competências comportamentais”
  1. Fiquei sabendo desta palestra através da professora Michelle, e fiquei realmente admirado com a confiança e domínio do assunto que a Paula apresentou.
    Uma palestra maravilhosa, que me levou a conhecer um pouco mais sobre mim mesmo, e a como ser um coordenador melhor.
    Me rendeu um ótimo networking, pois conheci a Paula e estou bastante animado com meu projeto futuro.

    Obrigado, e espero assistir a outros seminários e palestras!!


[topo]

Gostaria de comentar? Fique a vontade!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *